quarta-feira, 27 de julho de 2011

Preconceito entre tribos urbanas

Para quem se lembra eu já fiz um post falando sobre preconceito mas sobre como o sistema pode ganhar com isso, para quem não leu:


E recentemente o Rafael refez o tão polemico post sobre aquela seguinte frase (ah você é emo), mostrando como as pessoas tem preconceito com os emos e por ignorância associam eles com qualquer pessoa que tenha um pequena característica dos emos:


Então a partir desses dois posts decidi me aprofundar mais ainda no assunto e falar sobre o preconceito que acontece entre as tribos urbanas.

Mas se nós reclamamos do preconceito que a sociedade tem com qualquer integrante de uma tribo urbana então porque nós também temos preconceito com pessoas de outras tribos?

Essa é uma pergunta que talvez eu nunca chegue na resposta exata, pois talvez ela nem tenha uma resposta certa, porque até comigo vocês já devem ter percebido que eu já falei sobre situações que eu sofri com o preconceito, mas até eu tenho um pouco de preconceito com algumas tribos, isso eu não posso negar, mesmo eu tendo um gosto um tanto eclético (pouco, mas para um headbanguer muito).
Para ser mais sincero eu posso afimar com toda a certeza que eu respeito e não tenho nenhum tipo de preconceito com tribos ligadas ao rock (emos, punks, góticos, glam rockers, indies, grunges......) com exceção somente dos coloridos, isso eu não posso negar eu realmente tenho preconceito com coloridos, mas somente por um motivo, por eles falarem que eles gostam de rock, sim simplesmente por isso.

É claro que eu também procuro desviar o olhar quando vejo um "mano" por exemplo na rua, mas o que eu quero deixar claro aqui é a seguinte frase:

"O preconceito sempre é maior entre as tribos do que a sociedade com uma tribo"

Na verdade é por conta desse preconceito que você vê um punk brigando com um emo, nesse caso até acho que só ocorre essa briga porque somente o punk tem preconceito com o emo, e não ao contrario (é claro que existe exceções, mas na maioria dos casos é assim), alias mesmo eu fazendo agora uma generalização, mas os punks são uma das tribos que tem mais preconceito com outras tribos, e não para defender a maioria dos meus amigos, mas acho que otakus e rock abillys são os que menos tem preconceito, posso estar totalmente errado, mas na minha cidade geralmente é assim.

Então na verdade eu não sei como falar nesse post, pois eu não posso defender nem atacar, sei que o que eu faço é totalmente errado em ter preconceito, mas uma das coisas que eu acho que não existe um ser humano sem é o preconceito, é inevitável, mesmo que você não demonstre você sabe que no fundo você tem sim preconceito com certo tipo de pessoa. Então esse post ficará sem uma solução, mas ficará aberto para seus comentários a respeito, caso queira falar sobre quais tribos você tem preconceito fique a vontade.

Para um aprofundamento ainda maior sobre o assunto, sugiro vocês assistirem o programa "A Liga", pois teve um programa que só falou sobre as tribos e o preconceito, vou colocar abaixo o link da primeira parte do programa:


Então é isso, infelizmente eu realmente não consigo apresentar uma solução para esse problema, não basta dizer "temos que aprender a não ter preconceito", não iria resolver nada, enfim por hoje é só, até o próximo post e um abraço de longe jovens padawans.


3 comentários:

  1. Eu penso assim: não se pode impedir ninguém de pensar. Mas todos devem agir com o máximo de respeito, consideração e cidadania. Ajudar qualquer próximo em situação de emergência, seja gay, punk, gótico...

    ResponderExcluir
  2. Massa, massa ;D
    Bem foda :]

    ResponderExcluir
  3. Falou bem mano, eu so bem ecletico se olhar bem, curto desde de horror punk e death metal até musica erúdita,passando tbm por jazz,blues,rock psicodelico entre outras, o preconceito com os emos...é uma babaquise sem tamanho, os otakus descriminam pouco realmente e tbm são caras super legais, eu tenho amigos de todos os tipos man, otakus,skatistas(um monte, cabulava aula pra andar de skate >.<)headbangers(os headbangers sofrem por serem taxados de violentos, mas os headbangers de vdd são pessoas maravilhosas e muito inteligentes)punks(anarco punks,horror punks,skater punks,street punks e todo segmento que vc imaginar xD)emos(gosto muito das pessoas que emquadram essa tribo pois geralmente são bastante calmas e humildes)goticos(poucos, pois são introvertidos...mas eu me esforço até me darem atenção xD)funkeiros e clubbers tbm, antes de mais nada eu trato um funkeiro como qualquer outra pessoa, assim eles me respeitam e eu os respeito...é claro que tem babacas que provocam,fazem piadinhas toscas entre outras coisas, mas eu fingo não ouvir(mas paciencia tem limite e uma pulseira de spikes machuca u.u) coloridos são um problema...mas é so n entrar no assunto musica...rs, talvez a razão disso seja eu ter tido contato profundo com varias tribos no segmento dos roqueiros, a unica tribo da qual fui ativo msm, ja fui punk, hj em dia eu estou revendo as coisas e apenas curtindo msm, mas ainda sou anarquista e uso o estilo que me agrada '-', eu adoro os emos, serio adoro o jeito dessa tribo...odeio que me vejam mal, por isso n olho com ignorancia e preconceito para ninguem, quem é anarquista e punk jamais poderia mal-ver outras tribos, visto que sofremos muito preconceito e sofremos com rivalidades dos skinheads, perdi meu irmão pra essa guerra entre anarcos e neo-nazistas e hoje eu me arrependo muito das vezes que olhei errado ate msm para os skinheads, gostei do seu post, ainda bem que vc entende que nesse mundo doido as tribos e a juventude deveria msm é estar unida \m/

    ResponderExcluir